Autorretratos nas 1ªs séries

Os autorretratos são pequenas caixinhas onde foram colados uma série de desenhos que dizem respeito as escolhas pessoais e ao cotidiano de cada aluno: o brinquedo que ele mais gosta, a comida, a família, um medo... As crianças além de falarem sobre seus cotidianos, também conheceram o cotidiano de alguns artistas, os brinquedos de Alfredo Volpi, Portinari e Iberê Camargo, as mesas e as comidas prediletas(naturezas-mortas) de Cézanne e Van Gogh, as famílias de Botero, as brasileiras de Guignard e imagens de autorretratos propriamente ditos. Foi um processo extremamente rico em troca de experiências tanto de alunos com os professores, como dos alunos para os alunos.
A proposta nasceu a partir da leitura e estudo realizados pelo Professor Paulo do livro "Diálogos Sobre Afetividade", do Dr. Ivan Capelatto, psicoterapeuta e professor de Pós-Graduação da PUC. O livro reflete sobre a afetividade e as relações familiares, fator essencial de nosso bem-estar no mundo. Dessa leitura surgiu a vontade de realizar um trabalho que envolvesse as crianças e as famílias.
A finalidade era estreitar as relações das famílias com os filhos , leva-lás a refletir sobre sua relação de cuidado, através do contato com as obras de arte dos pequenos.
Uma exposição foi realizada na última reunião de pais. Dentro de cada caixinhinha foi adicionado ainda, um texto de Ivan Capelatto que chama atenção dos pais para a necessidade do cuidar. Inserir o texto ou não foi uma grande discussão, pois colocamos em foco a interferência na obras das crianças. No entanto, chegamos à conclusão de que este texto era de fundamental importância para os pais.

Nenhum comentário: