Projeto: A arte do grão – cola e decola.



O projeto arte e cultura teve o seu desenvolvimento durante os meses de agosto e setembro de 2008, em uma classe de 4ª série do Ciclo I, do Ensino Fundamental. Nesse período, era desenvolvido o estudo sobre as regiões brasileiras, mais especificamente suas curiosidades e especificidades. Nasceu, então, a idéia de se fazer uma pesquisa sobre a cultura agrícola de cada uma delas para descobrir quais os grãos cultivados nas regiões Norte, Nordeste, centro-oeste, Sudeste e Sul deste país.
Após a descoberta, passou-se a pesquisar as características dos grãos e como de dava o consumo do arroz, do feijão, do milho,da fava, da soja...
Como produto final, tudo virou arte. Os alunos confeccionaram “colagens”, utilizando os grãos e imagens das respectivas regiões que estavam tratando, sobre pratos plásticos reciclados para, por fim, serem expostos na Feira Cultural da Escola, realizada em novembro. A escolha do prato se deu por ser um objeto simbólico. Ele pode retratar tanto a comida quanto a falta dela, tanto a barriga cheia quanto a fome, tanto o poder, quanto a miséria. Os dois lados da moeda, o poder e a opressão.
A idéia com esse trabalho era a de mostrar numa linha do tempo o que se registra na história do Brasil e provar que Péro Vaz de Caminha estava certo em referência ao Brasil de 1500: “aqui tudo que se planta dá”! E deu... frutos ... flores...artistas...
É este Brasil que ainda temos, com outra cara, talvez, porem com muita arte. Observem o poema , produzido coletivamente pela 4ª série, na qual o projeto foi desenvolvido.
Professora Diana Maria de Morais

Nenhum comentário: