Arte na Escola Diva Gomes - Portfólio digital Profº Paulo Lorenzeti - de 2008 a 2014

Postagem mais antiga Página inicial

[acesse]

[acesse]
Registros dos trabalhos de 2014

Nhê porã Tenundé dizer as coisas com falas formosas

Todos os fragmentos de textos
carregam links logo abaixo deles


___________________________________


(...) o fato de que o conhecimento sobre a arte não termina no conhecimento da obra de arte, ele é uma ferramenta para compreender o mundo...

Pablo Helguera - Transpedagogia


A criança há de salvar a escola dela mesma!

Fabiana Torres

O conhecimento de arte não é necessaria
mente formativo. A experiência da arte,
que é uma experiência estética, esta sim
é fundamental.

Celso Favaretto

A atividade artística não é o caminho
imperial para ter-se acesso a uma vida
plena, mas uma maneira de colocar o
próprio eu, as próprias capacidades.
Trata-se fundamentalmente de uma
atividade que qualquer pessoa pode
realizar e possuir, de um ponto de vista
psicológico. É uma forma de aprender
acerca de si mesmo e do mundo, por meio
da qual tanto o mundo quanto o ser
humano são transformados.

Seymour, B. por Violeta Hemsy de Gainza
Em "De tramas e fios"


"As crianças galopam goiabeiras,
sentem o gosto da paisagem em êxtase
as crianças são deuses, mas não trazem
o germe do sofrimento, só brilham.
Quando o homem chega dentro da criança,
o infinito cai e a casa começa
a ter entranhas, a criar paredes.
Quem mais sofre com isso são as pedras:
sem sangue, sem respiração, sem ritmo,
seus escombros preenchem toda terra;
seus sonhos - fuzilados no horizonte.
Eu ainda saio dessa ciranda,
entro no primeiro buraco negro
e vou me inventar em outra galáxia".

Fuga - José Inácio Vieira de Melo


"Afectar las estructuras políticas y sociales creativamente"

Luis Camnitzer


O olho vê
A lembrança revê
A imaginação transvê

É preciso transver o mundo

Manoel de Barros


(...)E todo dia, em qualquer lugar, nossas crianças espalham seus sonhos sob nossos pés, devemos caminhar delicadamente.

Ken Robinson

O homem seria metafisicamente grande se a criança fosse seu mestre.

Sören kierkegaard


(...) A paisagem da Arte deve ser percorrida pelo aluno como uma história pessoal de descobertas, riscos, obstáculos, conquistas, através de formas que produzem encanto, pergunta, divertimento, inquietação, horror, num caminho em que o olho percebe que atrás do olhar, pode ver; que a mão, atrás de tocar, pode encontrar a pulsação da matéria; que o ouvido pode distinguir sonoridades e timbres; que o olfato pode respirar o âmago das coisas, que a memória pode despertar imagens esquecidas; que o pensamento, enfim, atrás de organizar palavras, pode inventar a prosa pessoal de significar o mundo.


Regina Machado in "para pintar o retrato de um pássaro"



“Todas as crianças têm uma imaginação em profundidade que as faz pressentir riquezas secretas no interior das coisas”


Simone de Beauvoir




Boletim da aula da Profª Adriana

Boletim da aula da Profª Adriana

Pontes

  • Criação Pedagógica
  • Arte nas escolas e na vida
  • Arte contemporânea no fundamental
  • educa mube
  • Prof.a. Nikki
  • Musicalibre
  • Território do Brincar
  • konkreet baby
  • sonido de tambores
  • laboratório de vivências
  • Ser criança é natural
  • para uma infância criativa
  • Sala de Musika
  • arte educação on line
  • casa redonda
  • aprendendo e construíndo
  • lenga la Lenga
  • Cecília Cavalieri
  • teca "oficina de música"

encontros 2008 e 2009

  • conhecendo as "árvores-histórias" da nossa escola (7)
  • Autorretratos nas 1ªs séries - 2008 (4)
  • A arte do grão – cola e decola - 2008 (2)
  • "Vermelho é cor de coisa que eu queria entender" (1)
  • Arte Rupestre - 2008 (1)
  • Desenhos da aluna Patrícia Café (1)
  • Desenhos do aluno Fernando Alves-2008 (1)
  • Gira meu arco bonito... (1)
  • Graffiti (1)
  • Luiz Sacilotto - 2008 (1)
  • Miró 1ªsérie - 2008 (1)
  • Música para Miró - 2008 (1)
  • Na Pancada Do Ganzá (1)
  • Novas radionovelas da "3ª D" - 2008 (1)
  • Pintura Mural - 2008 (1)
  • Por onde este calçado andou...? - 2008 (1)
  • Quais são as cores dos sabores? (1)
  • Uma mãe e seu Fazer Especial - 2008 (1)
  • cantando como quem brinca (1)

.

.
(clique na imagem e ouça nossas músicas)
contato.

paulolorenzeti@gmail.com

Uma matéria sobre o projeto "Estudo sobre as Casas" publicada na revista Avisa-lá.

Leia sobre o projeto: "A história de um menino bão", publicado na revista Pátio.

(...)"a infância não é um estado de ignorância e inexperiência, mas um estado de SER, o tempo de convivência e comunhão: com o Sol, a Lua, o Dia, a Noite, os Sonhos e os Anjos... É preciso que não se abafe a inocência infantil e que não se permita que a atitude racional que tiraniza o homem atentando contra a precisa realidade do espírito impeça os olhos de alcançar aquilo que vai além do mundo das experiências".

William Blake

Tema Celestial. Tecnologia do Blogger.